EnvidraÇamento de sacadas e varandas
Atualmente Ç muito comum olharmos para prÇdios e nos depararmos com sacadas e varandas fechadas por vidros, isso tem sido um recurso utilizado para moradores que desejam aumentar o espaÇo de salas ou atÇ mesmo criar um novo ambiente. Mas essa mudanÇa nÇo Ç tÇo simples, muitos pontos devem ser levantados, como regras do condomÇnio, diretrizes da prefeitura e principalmente a analise do projeto do edifÇcio por um profissional da Çrea de engenharia, para que a mudanÇa possa ser feita de forma segura.
A estrutura de cada edifÇcio
Quando um engenheiro desenvolve um projeto e calcula a obra, diversos fatores externos sÇo levados em consideraÇÇo, como por exemplo a questÇo da posiÇÇo e vento, e isso influencia diretamente em qualquer mudanÇa estrutural que possa ser realizada.
Por isso, Ç preciso que o condomÇnio se certifique que a estrutura do prÇdio comporta os vidros na sacada, e para isso deve-se consultar o engenheiro calculista e o arquiteto da fachada, pois sÇo deles os direitos autorais do design da obra.
ProibiÇÇo do condomÇnio
Cada condomÇnio possui um regulamento prÇprio. Ou seja, cada condomÇnio possui diretrizes nas quais podem ser expressa a necessidade de padronizaÇÇo das sacadas. O que, muitas vezes, torna o fechamento com vidros nÇo permitido.
Portanto, Ç preciso sempre consultar o regulamento do condomÇnio antes que seja feita qualquer parte da obra para o fechamento da varanda com vidro. Esta prÇtica pode representar multas, advertÇncias e aÇÇes judiciais ao morador.
ProibiÇÇo da prefeitura
Um dos casos mais comuns em que o fechamento de varandas com vidro Ç proibido pela lei municipal. Isso ocorre devido ao fato de que esta aÇÇo Ç vista como ampliaÇÇo de Çrea da estrutura. Isso configura uma mudanÇa com relaÇÇo ao projeto e ao IPTU. Desta maneira, nas cidades onde hÇ a proibiÇÇo do fechamento de varandas com vidro, realizar esta obra pode representar o risco de multa.
Ç importante lembrar
Para o envidraÇamento de sacadas Ç necessÇrio consultar diversas regras e diretrizes antes de tomar qualquer decisÇo, comeÇando com as regras do condomÇnio e projeto inicial, leis municipais e tambÇm se a empresa que possa ser contratada para instalaÇÇo desses vidros Ç regular e estÇ apta a realizar esse trabalho dando seguranÇa aos moradores do apartamento e todos condomÇnio.
Nunca deixe de contratar um engenheiro antes de fazer qualquer mudanÇa no seu imÇvel.
Escrita por Eng. Civil Jose Antonio Saad (CREA-SP nÇ0600477926)