AUXILIARES DA JUSTIÇA – ATIVIDADE DE ENGENHARIA COM ELEVADO GRAU DE RESPEITO DENTRO DOS PROCESSOS JUDICIAS.

AUXILIARES DA JUSTIÇA – ATIVIDADE DE ENGENHARIA COM ELEVADO GRAU DE RESPEITO DENTRO DOS PROCESSOS JUDICIAS.

O perito judicial auxilia em processos dentro de uma área de conhecimento, no caso da engenharia, a atividade de perícia deve ser realizada por um profissional formado com atribuições específicas do assunto demandado.

Para atuar como um Auxiliar da Justiça, ou, Perito Judicial, como são conhecidas as atividades técnicas dentro de um processo, seja ele em uma demanda criminal ou civil, não é preciso habilitação além da sua própria formação e respectivas atribuições.

Atualmente a sua inscrição e renovação é facilitada, pois vem explicada no site do Tribunal de Justiça na aba AUXILIARES DA JUSTIÇA (www.tjsp.jus.br/AuxiliaresdaJustica).

A partir da sua inscrição no cadastro único você estará exposto para todas as comarcas do estado de São Paulo, isso é uma grande vantagem, porem também por outro lado, a abrangência não é muito saudável quando você é uma pessoa só, e além da distância/tempo temos as despesas que superam em muito os valores pagos pela Pericias. Então fica a dica, se mantenha na sua região ou mesmo na sua cidade. Pois, a negativa de atuar junto a um processo, pode gerar uma barreira de convocação junto aquela comarca.

Outra dica seria o fator que determina uma boa Perícia, é a sua experiência e abrangência técnica pois os problemas que encontramos são diversos. Essa atividade se torna apaixonante, pois a todo momento, você aprende com a necessidade de aprofundamento nos estudos específicos. Outra boa oportunidade é que no desenvolvimento do trabalho de pesquisas, entrevistas muitas vezes interessantes com especialistas da matéria, como: professores, engenheiros da qualidade, engenheiros de desenvolvimento, especialistas estes contratados pelas partes e que trarão argumentos técnicos que elevam o nível do conhecimento e trazem grandeza ao trabalho.

Partindo agora para as atividades do nosso trabalho seria comum a intimação do Juiz, solicitando a sua atuação como Perito, liberando uma senha de acesso ao Processo. Nessa mesma comunicação será solicitada a sua estimativa de honorários.

Na sua petição de resposta, você declara o aceite e a estimativa dos seus honorários, com os detalhamentos mínimos de atividades e tempos necessários para o atendimento do processo e entrega do LAUDO.

O Laudo deverá constar o estudo, a avalição, respostas aos quesitos, documentação que auxiliou suas bases de fundamentação e por final a conclusão de forma fundamentada e resumida. Esse tópico é de fundamental importância, que seja claro e objetivo.

Outra dica, NUNCA faça julgamento. Nossa atividade é dar as informações técnicas para esclarecer dúvidas, sendo que o julgamento é atividade exclusiva do Juiz.
Modelos de Petições são encontradas na internet, como também modelos de Laudos, que poderão ajudar o profissional no início e posteriormente com a prática e vivencia, poderá adequar a sua forma de comunicação.

Seja um Auxiliar da Justiça. É uma boa maneira de participar.

Escrita por Eng. Mecânico e Perito Judicial Jose Julio Joly Jr (CREA-SP nº601047255)