ATERRAMENTO: PARA QUE SERVE?
Quando os primeiros estudos sobre a eletricidade comeÇaram a ser feitos, todos ficaram maravilhados com as possibilidades de uso que poderiam surgir, e com o passar dos tempos, incluindo os dias atuais, cada vez mais salta aos olhos o que pode ser feito com este fenÇmeno.
PorÇm ao mesmo tempo que Ç Çtil, a ponto da humanidade quase nÇo conseguir viver sem ela, pode ser muito perigosa, segundo a Abracopel, em 2021 infelizmente 761 vidas foram ceifadas em decorrÇncia de choque e outros sinistros provocados por eletricidade.
HÇ maneiras de usar a eletricidade e mitigar estes perigos; uma instalaÇÇo elÇtrica feita, seguindo as normas vigentes Ç um bom exemplo, podemos citar a NBR-5410: 2004 como uma das principais normas para instalaÇÇes elÇtricas em baixa tensÇo, dentre os pontos citados na norma existe um muito importante, que Ç o aterramento, descrito no item 4.2.2.2 da referida.
Por definiÇÇo, aterramento, Ç a ligaÇÇo intencional e de baixa impedÇncia a terra, feito intencionalmente e de pelo menos um elemento da instalaÇÇo, o sistema elÇtrico nÇo precisa necessariamente ser aterrado, porÇm quando designamos as tensÇes usamos a terra como referÇncia (potencial zero), Ç uma boa escolha, uma vez que ela nos circunda em quase todos os lugares do planeta.
Usualmente costumamos aterrar o condutor neutro, desta forma podemos controlar a tensÇo em relaÇÇo a terra, logo pode-se prever limites, desta forma temos um caminho para as correntes, o que nos permite identificar uma ligaÇÇo entre condutores vivos e a terra, fazendo com que os dispositivos, como os disjuntores possam atuar.
Basicamente sua funÇÇo Ç que no caso de uma falha em um equipamento a corrente de falta circule pelo condutor de proteÇÇo e nÇo pelo corpo de uma pessoa que possa estar em contato com a carcaÇa do equipamento.
A norma no item 6.4.1.1.1 diz que toda edificaÇÇo deve dispor de um eletrodo de aterramento, e cita ao menos 4 maneiras de fazÇ-lo, alÇm de uma nota que diz que a haste de aterramento sÇ dever ser utilizada quando as outras forem impraticÇveis, vale ressaltar que Ç vedado o uso de tubulaÇÇes metÇlicas de Çgua e outros fins, como eletrodo de aterramento.
Outro erro muito comum, Ç utilizar o aterramento do padrÇo de entrada de energia como o eletrodo de aterramento, pois tem funÇÇes distintas, e atendem a diferentes normas.
Por isso um profissional legalmente habilitado, deve ser consultado, seja um projeto novo ou reforma, para proteger o patrimÇnio e o mais importante; vidas!
Escrita por Eng. Eletricista Fernando Aparecido Camargo (CREA-SP nÇ5062237383)